Msg. Mayor of Praia

A edição deste ano das Festas da Praia 2013 tem como tema “Praia, num Jogo de Vitória”, celebrando e homenageando lugares singulares que já povoaram a nossa cidade, dando-lhe outra vida: cafés como o Marques, a Tamar, o Açores, o Relvas, o Club Praiense, Bar Vouga entre muitos outros; a Base das Lajes, ou o Club de Golf da ilha Terceira, que tantos frequentaram para jogar nas slots machines.

Espaços estes onde as pessoas se reuniam para jogar bilhar, snooker, sueca, king, crapô, damas, dominós, entre tantos outros jogos; Elementos que se tornaram intemporais, conquistando o seu lugar naquilo a que Nemésio chama de Açorianidade, pela forma como se cristalizaram na mente daqueles que os frequentaram, ou apenas conheceram; tornando-se parte do nosso depósito cultural, daquilo que somos, da nossa identidade coletiva, representativa das diversas influências que sofremos ao longo dos anos, pelas mãos daqueles que por cá passaram.

É uma temática que, a nível plástico, continuará a destacar o cortejo de abertura das Festas da Praia, cuja qualidade é amplamente reconhecida.

Tal como em 2012, continuamos a introduzir inovações na gestão das Festas, contribuindo para a sua consolidação e melhoria como um dos pontos cimeiros do cartaz cultural do Município.

A organização de todo o evento passa, este ano, a ficar a cargo da Cooperativa Praia Cultural, tendo em conta a sua experiência nesta matéria. Com isso, ganhamos eficiência e substantivos benefícios orçamentais. Desta forma, prosseguimos um princípio que nos é muito querido: a contínua e sistemática inovação em prol da Praia da Vitória.

As Festas da Praia são um veículo de promoção do Concelho, um atrativo para os nossos visitantes e, internamente, um motor económico significativo para o nosso tecido comercial. Daí a nossa contínua aposta na consolidação deste evento.

Desejo a todos os Praienses e a todos aqueles que, por estes dias, se reúnem nesta cidade e neste Concelho momentos de intensa animação e alegria, celebrando em amizade as Festas da Praia da Vitória.

Deixo também um abraço de boas-vindas a todos os emigrantes que regressam à sua terra natal: que a Praia da Vitória lhes traga a memória do terreiro da sua infância, o palco de reencontros que o tempo e a distância não deixam esquecer.

Como mensagem final, apresento o meu agradecimento à Cooperativa Praia Cultura e ao seu presidente, Paulo Codorniz, pela gestão e organização das Festas; à Escola Profissional da Praia da Vitória e ao seu diretor, Domingos Borges, pela organização da Feira de Gastronomia; ao Bruno Nogueira e à sua equipa que organiza o Music Resort; e à Amélia Silva e a toda a sua equipa pela organização e coordenação dos cortejos, concertos, exposições e demais animação nas Festas da Praia 2013.

Deixo também o meu agradecimento e louvor profundo a todos os colaboradores municipais que, de forma direta ou indireta, contribuíram com o seu engenho e dedicação para este empreendimento que engrandece a nossa cidade e o nosso Concelho.