Mensagem do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória

Este ano, as Festas da Praia da Vitória comemoram as suas Bodas de Prata.

Ao longo dos últimos 25 anos, a cidade e o Concelho têm-se vestido de gala, comemorando as suas tradições, a sua cultura, as suas vivências; unindo-se em celebração e alegria, neste palco de onde se olha a baía e a cidade, abraçadas pelas Serras do Cume e do Facho; olhando o horizonte do nosso futuro.

A edição deste ano das Festas da Praia da Vitória tem como tema “Palco da Minha Vida”, celebrando todos aqueles que, ao longo de 25 anos, fizeram destas festas um espaço de convívio, animação, cor e beleza reconhecido dentro e fora de portas.

Tudo isto e muito mais, celebramos este ano, elevando a nossa identidade coletiva, consagrando mais uma vez o que nos constitui enquanto comunidade.

Este tema marca também, a nível plástico, o cortejo de abertura das Festas da Praia 2014, cuja qualidade é amplamente reconhecida na ilha, no arquipélago e no exterior.

Como nas últimas edições, continuamos a introduzir inovações no modelo das Festas da Praia, reforçando o seu estatuto como ponto alto da nossa oferta cultural e turística e ganhando efetivos benefícios orçamentais. Assim, prosseguimos o nosso rumo: continuar permanentemente a inovar em prol da Praia da Vitória.

A consolidação contínua das Festas da Praia é uma das linhas mestras da nossa ação, porque elas representam um veículo de excelência para a promoção do Concelho, um atrativo para quem nos visita e, internamente, um motor económico de enorme importância para o nosso tecido empresarial.

A todos os Praienses e a todos os Terceirenses, desejo os maiores e melhores momentos de diversão e convívio; a todos os açorianos que nos visitam por estes dias, endereço-vos um sincero abraço de hospitalidade, desejando que a vossa estadia supere todas as expetativas; aos nossos emigrantes, que regressam à sua terra natal, desejo que nestes dias os bons momentos da vossa vida norteiem o vosso quotidiano e que, neste terreiro de reencontros, celebrem a identidade que, mesmo em terras distantes, nunca esquecem.

Como mensagem final, deixo o meu sincero agradecimento à Cooperativa Praia Cultural e ao seu presidente, Tibério Dinis, pela gestão e organização das Festas da Praia; à Escola Profissional da Praia da Vitória e ao seu diretor, Domingos Borges, pela organização de mais uma edição da Feira de Gastronomia do Atlântico; ao João Pinheiro e à sua equipa pela organização do Blue Music Resort 2014; à Raquel Borges e a toda a sua equipa pela organização e coordenação dos cortejos, concertos, exposições e demais animação nas Festas da Praia 2014; e ao Grupo de Forcados do Ramo Grande e à Tertúlia Tauromáquica Praiense pela organização da Corrida de Toiros de Praça das Festas da Praia 2014.

Agradeço também a todos aqueles que, direta ou indiretamente, tornaram possível esta edição das Festas da Praia, em particular a todos os colaboradores municipais que, com o seu empenho e dedicação, contribuíram para este empreendimento que engrandece a nossa Cidade e o nosso Concelho.

Um abraço amigo,
Roberto Monteiro